segunda-feira, 19 de março de 2012

O Palhaço

Crítica | O Palhaço (2011)Vamos começar falando que eu sou uma GRANDE fã dos filmes do Selton Mello, desde o começo na década de 1990 ele fazendo o filme Uma Escola Atrapalhada, com os trapalhões (quem se lembra está ficando velho), e acompanhando sua evolução nas telonas, com papéis memoráveis como o Chicó em Auto da Compadecida (2000), adaptação do livro de Ariano Suassuna e o filme mais alternativo como o Cheiro do Ralo (2007), mas hoje falarei sobre o recém filme protagonizado e dirigido por ele, O palhaço.
O Palhaço, Selton Melo (Cena) - YouTubePrimeiramente, para quem tem uma visão distorcida do que é um palhaço, daquele que somente sabe fazer palhaçada de circo, esse filme mostrará totalmente o oposto. O filme mostra a vida do palhaço Benjamin e de seu pai Valdemar, que são donos de um circo mambembe na década de 1970, o personagem de Selton Mello sempre anima sua platéia por onde passa nas cidadezinhas do sertão, mas ele se sente deslocado, não está feliz com sua vida, em uma das frases dele durante o filme é " eu sempre fiz os outros rirem, mas quem me fará rir".
O Palhaço” é premiado pela Associação Brasileira de Cinematografia ...Então começa a sua jornada de auto descoberta e conhecimento, colocando em questão se realmente ele nasceu para ser palhaço ou não, esse filme me lembra muito a música do Cordel do fogo encantado, quando o Lira diz " Pai, me ensina a ser palhaço? Isso não se ensina seu bosta..." No filme mostra que o palhaço está além do entretenimento, mostrando que ele é sincero, fala o que ninguém coragem de falar, mostra o quanto as pessoas são ridículas em seu mundo e convivendo com sua hipocrisia . O mais puro palhaço que podemos tirar de exemplo é o Patch Adams, que do brilho nos olhos das pessoas pode-se fazer esses seres da alegria se realizarem.
O PalhaçoO filme já teve grande número de espectadores, provando mais uma vez que o filme brasileiro é de qualidade. O Palhaço é um filme de muita graça e harmonia, mostra em seus cenários as situações de cada personagem, as vindas e partidas das cidades, deixando os sorrisos das pessoas que vão assistir os espetáculos do circo e cada personagem tem uma mensagem a mostrar para o público que for assistir no cinema. A trupe de atores para esse filme é extraordinária, realmente mostra o quanto é grande o potencial do Selton para diretor. Bem, o filme encerra com mais uma frase memorável...   " O gato bebe leite, o rato come o queijo e eu sou palhaço", mostra que todos nós temos um dom para mostrar ao mundo, basta encontrar e ser feliz com isso.

2 comentários:

  1. Ainda não descobri meu dom. E sim, já estou mais "pra lá, do que pra cá", pois me lembro bem do filme dos Trapalhões, visto que era programa de família nos cines de BH que nem existem mais!! *Saudosismo à flor da pele.
    ADORO os filmes do Selton. Acho ele perfeito. É muito artista... Encarna o papel!!! Meu preferido? 'O cheiro do ralo'.
    E, fiquei com uma enorme vontade de prestigiar mais essa obra, mesmo não gostando muito de palhaços. Quem sabe eu comece a compreendê-los melhor?!

    Adorei te ler. Tu escreve bem pra caramba. Beijão!

    ResponderExcluir