segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ska folks

Is 4th Wave Ska a Thing? An Essay in Black and White | YabYum
Hello - I'm fat.
Yeah, it's not easy being fat.
People don't really like ya.
I don't understand it meself, course.
But wherever I go - whoever I bump into,
They seem to wanna say the same old thing.. yeah...
You fat bastard!
You fat bastard!
Esse é um trecho de umas das maiores bandas de ska inglesa dos anos 80, Bad Manners. O post de hoje será sobre esse gênero musical, o Ska que teve sua trajetória inicial na Jamaica no final da década de 50, influenciados pelo jazz e o r&b americano, fizeram uma mistura totalmente diversificada. Em suas letras havia demonstração de insastifação, mostrando  a vida da classe proletária, vivenciando a marginalização e sobre tudo a discriminação, mas claro com toda a harmonia que suas vozes podiam cantar. 
Bad Manners Live @ Flower Power Fest - Santo Andre 2016 - Portugal ...
O ska é dividido em três gerações, a primeira é totalmente das raízes jamaicanas, com a banda Skatalites, que tem seu inicio nos anos de 1964, tendo muita influência na Inglaterra, que passa a segunda geração do ska, que é formada principalmente por proletários e a terceira geração, que por modéstia minha, adoro mais, por que é o ska punk, pura influência da Londres punk da década de 80, como o The Clash que alias até hoje é considerada umas das melhores bandas ska punk de todos os tempos, principalmente por causa do seu disco London Calling. Essa terceira geração utiliza muito sax,guitarras eletricas do jazz e batidas explosivas do punk, fazendo esse gênero ser tão único. 
Claro que aqui no Brasil tivemos nossas bandas que foram influenciadas pelo ska jamaicano e inglês dos anos 70 e 80, temos o exemplo do Paralamas do Sucesso, começo da carreira deles era ska da fonte, batidas dançantes e muito saxofone para dar o ritmo na versão brasileira. O ska até hoje esta muito presente, principalmente nas bandas nomeadas Oi!, em Curitiba por exemplo tem um público consideravelmente bom fazendo surgir cada vez mais bandas de pegadas ska e skin. Vale a pena conferir esse gênero de música!









Enjoy folks 





Nenhum comentário:

Postar um comentário